sábado, 16 de junho de 2012

Feedback de Líderes



Feedback é uma ferramenta utilizada pelos gestores para que eles consigam ao término de cada ciclo realizar o alinhamento das expectativas do líder e do liderado, esse processo determina o ciclo da comunicação.

Essa ferramenta tem grande poder, e é capaz de melhorar a forma de se comunicar de uma organização, não basta apenas ter um planejamento impecável se não houver uma comunicação de duas vias, para poder salientar o que está sendo feito certo e apontar o erro para que possa ser corrigido.

A avaliação do líder ajuda a definir os caminhos futuros, pois analisando os erros e os acertos, é possível melhorar, isso transforma a organização num ambiente seguro, gerando confiança para os liderados.

O líder deve tomar muito cuidado com as palavras na hora de dar o feedback, é necessário que haja polidez, respeito e educação, para não causar uma situação desconfortável, o objetivo dessa ferramenta poderosa é propiciar evolução, apontando os pontos fortes e frágeis sem traumatizar os funcionários.

A avaliação deve ser concisa e sem “achismos”, apontando dados, fatos e argumentos para dar consistência ao feedback apresentado. A comunicação interna auxilia o líder para que ele realize a comunicação de via de mão dupla da maneira mais eficiente. Essa ferramenta deve ser sistemática, e ter frequência, para que funcione corretamente.

É indicado que haja reuniões de feedback, onde o líder terá um horário marcado com o seu liderado, para indicar os pontos positivos e negativos da atuação do funcionário na organização, baseados em fatos, apontando os impactos para que o funcionário note que a mudança sugerida pode ser satisfatória.

O palestrante e Coach Organizacional, Ricardo Piovan, tem um artigo sobre a importância do feedback, em seu texto ele aponta a teoria do Freud e Carl Young, de que nós só conseguimos perceber 10% dos nosso comportamentos, e que por isso quase não controlamos o que fazemos. O palestrante aponta essa teoria, como ponto principal de que sim, precisamos da percepção das pessoas que nos cercam, pois elas são capazes de enxergar os 90% que não somos capazes de notar.

Esses são alguns trechos do artigo, Feedback: uma ferramenta para líderes e liderados :

“Em nossos treinamentos sobre o tema trabalhamos os dois lados do feedback, isto é, a visão do líder e do liderado, para que ambos saibam aplicar corretamente a ferramenta e principalmente receber o feedback visando o processo de desenvolvimento. “

“Quando há algo errado necessitando de correção. Mas não vamos nos esquecer do feedback positivo. Em um dos treinamentos que fiz, uma frase ficou muito marcada: “As pessoas precisam de carícias e reconhecimentos”. Não tenha dúvida que isto é real, o ser humano tem uma necessidade incrível de ser reconhecido quando acerta, portanto o feedback positivo é um ótimo recurso para motivar pessoas. Falar que elas estão no caminho certo ou que suas atitudes estão alinhadas com os objetivos da empresa, possibilita que as pessoas repitam estes comportamentos em todas as atividades que exercem.”

O líder deve fazer uso dessa ferramenta tão eficaz, que promove o desenvolvimento da empresa e dos liderados. 

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