sábado, 23 de junho de 2012

Ser chefe ou líder?

Chefe e líder são duas palavras que aparentemente possuem o mesmo significado, mas ao parar para analisar podemos perceber as diferenças.
Administrar uma organização através de ordens e preocupando-se apenas com os resultados, transmitindo insegurança e medo aos funcionários são características de um chefe. Por esse motivo, nos dias de hoje essa denominação está caindo em desuso.
Segundo a personal life coach, Ivani Manzzo "Um dos maiores erros é o profissional esquecer como foi ser liderado/mandado. Ou seja, ele muda as atitudes, a postura e a forma como trata os demais sem avaliar as experiências passadas".
Conforme falamos em textos anteriores, as organizações precisam de líderes. Pois são aqueles que trabalham sempre levando em consideração seus funcionários, que consequentemente tornam-se mais engajados e comprometidos, tornando assim o ambiente de trabalho mais saudável e agradável.  
O programa Domingo Espetacular criou um quadro chamado “Seu sucesso”, apresentado por Luis Paulo Luppa. E um dos temas abordados pelo apresentador foi exatamente a diferença entre ser chefe e líder. Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor essa diferença:

Não confunda o líder como uma figura sem atitude e “boazinha”, ele sabe analisar as situações, reconhecendo seus funcionários e tomando decisões de forma firme, mas sem desrespeitar ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário