Os valores corporativos são imprescindíveis para o sucesso de uma organização, uma vez que esclarecem sua identidade e servem de referência para os funcionários. Porém, não é fácil estabelecer valores sólidos e ainda manter-se fiel a eles. Essa tarefa exige coragem e deve ser praticada pelos principais líderes da empresa.
É muito comum ocorrer degradação de valores em uma organização. Isso porque se forem adequadamente praticados, exigem vigilância e limitam a liberdade estratégica e operacional, além de expor os executivos a uma critica árdua. Se a organização não está preparada para enfrentar esse sofrimento, é melhor que nem se preocupe em criar uma declaração de valores, pois nesse caso, só vai atrapalhar. Mas se tiver persistência e continuar, pode ser uma excelente oportunidade de crescimento e um exemplo a ser seguido.
A empresa Johnson & Johnson foi exemplar nesse quesito ao enfrentar uma crise, em 1982. Seu produto mais vendável – Tylenol – teve potes e mais potes sabotados, resultando em inúmeras mortes. A resposta imediata da corporação foi recolher todos os lotes do medicamento das prateleiras. Destruíram trinta e um milhões de cápsulas, embora já tivessem sido testadas e consideradas seguras. Apesar de o prejuízo ter sido significativo, devido às crenças da empresa, nenhuma outra ação poderia ter sido feita. Os valores escritos pelo presidente da empresa há aproximadamente 40 anos, continuam válidos, com um senso claro de propósito e afetam decisões-chave de negócios.
Percebendo a importância disso tudo, é preciso desenvolver uma campanha de estabelecimento de valores, o que não deve ser uma tarefa a ser delegada. É função do líder realizá-la , pois uma decisão estratégica como essa não pode seguir um processo democrático. O ideal é que os valores sejam definidos a partir de pequenas equipes nas quais participam os principais executivos da organização e ainda alguns funcionários-chave. Além disso, é necessário ter a consciência de que um bom programa de valores deve ser desenvolvido com calma. Devem ocorrer discussões durante vários meses até que se chegue a uma conclusão sólida.
Depois de estabelecidos, o desafio que se segue é manter vivo estes valores e praticá-los no dia a dia. Para isso, precisam ser integrados a todos os processos na empresa e devem ser lembrados continuamente. E os líderes tem papel fundamental nessa parte já que as mensagens enviadas pelos chefes são lembradas nove vezes mais se comparadas à sua divulgação pelos veículos internos(JT Larkin). Além de comunicar, é dever da liderança garantir a tradução desses valores em suas ações (servindo de exemplo) e principalmente, em decisões concretas de negócio.
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