sábado, 8 de setembro de 2012

Líderes Sustentáveis


Falamos em outros textos do blog sobre as características dos líderes nas empresas. Mas como identificar um líder de um líder sustentável?

Com os temas responsabilidade social empresarial e sustentabilidade sendo cada vez mais discutidos, principalmente nas grandes empresas, o perfil do líder mudou.

Antes de tudo, o líder precisa acreditar no conceito de sustentabilidade e praticar em todos os seus atos durante o dia a dia. E como mostramos no texto anterior sobre o fenômeno walk the talk, ao transmitir o exemplo, o líder conseguirá mobilizar e motivar sua equipe.
Segundo Luiz Carlos Cabrera, professor EAESP-FGV um líder sustentável precisa ter algumas características essenciais: "Para ser um líder sustentável, o profissional precisa ter foco no resultado economicamente viável, justo e que promove a perenidade do negócio; promover ações socialmente corretas, com foco no crescimento das pessoas; promover ações culturalmente aceitas; e atuar no ambiente de forma ecologicamente adequada".
Com o objetivo de inspirar, conectar e mobilizar novas lideranças em sustentabilidade, Ricardo Voltolini enquanto escrevia seu livro “Conversas com Líderes Sustentáveis”, iniciou a Plataforma Liderança Sustentável, uma iniciativa que reuniu líderes sustentáveis de grandes organizações.
Um deles foi Guilherme Leal, copresidente do Conselho de Administração da Natura, que declarou: “Sem paixão não se muda o mundo".
 A empresa Natura em 2012 no 8º relatório Corporate Knights se classificou entre as 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo, junto com as outras duas empresas brasileiras Petrobras e Bradesco.
As mudanças ocorrem de forma gradual, com líderes das grandes organizações inspirando as menores. Esperamos assim contar no futuro com líderes de atitudes cada vez mais sustentáveis.

Um comentário: