Falamos em outros textos do blog sobre as características dos líderes nas empresas. Mas como identificar um líder de um líder sustentável?
Com os temas responsabilidade social empresarial e sustentabilidade sendo cada vez mais discutidos, principalmente nas grandes empresas, o perfil do líder mudou.
Antes de tudo, o líder precisa acreditar no conceito de sustentabilidade e praticar em todos os seus atos durante o dia a dia. E como mostramos no texto anterior sobre o fenômeno walk the talk, ao transmitir o exemplo, o líder conseguirá mobilizar e motivar sua equipe.
Segundo Luiz Carlos Cabrera, professor EAESP-FGV um líder sustentável precisa ter algumas características essenciais: "Para ser um líder sustentável, o profissional precisa ter foco no resultado economicamente viável, justo e que promove a perenidade do negócio; promover ações socialmente corretas, com foco no crescimento das pessoas; promover ações culturalmente aceitas; e atuar no ambiente de forma ecologicamente adequada".
Com o objetivo de inspirar, conectar e mobilizar novas lideranças em sustentabilidade, Ricardo Voltolini enquanto escrevia seu livro “Conversas com Líderes Sustentáveis”, iniciou a Plataforma Liderança Sustentável, uma iniciativa que reuniu líderes sustentáveis de grandes organizações.
Um deles foi Guilherme Leal, copresidente do Conselho de Administração da Natura, que declarou: “Sem paixão não se muda o mundo".
A empresa Natura em 2012 no 8º relatório Corporate Knights se classificou entre as 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo, junto com as outras duas empresas brasileiras Petrobras e Bradesco.
As mudanças ocorrem de forma gradual, com líderes das grandes organizações inspirando as menores. Esperamos assim contar no futuro com líderes de atitudes cada vez mais sustentáveis.
Realmente um lider é bem diferente de um chefe
ResponderExcluirSónia
Taras e Manias