Entender a importância de transmitir confiança em suas decisões é algo fundamental para o perfil de um líder nos relacionamentos entre seus liderados e clientes, pois aquele que inspira confiança consegue exercer uma liderança plena.
Como o escritor Thomas Atkinson cita, “O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira.” E essa confiança vem desde a sua vida pessoal para se fazer presente em sua vida profissional.
O perfil de um líder reflete na organização e quando esses princípios são destacados, os consumidores passam a confiar e criar boas expectativas. Por isso, a falta de confiança atrapalha a sua imagem, quanto menos confiança a organização passa para os seus funcionários e consumidores, mais problemas ela adquire.
Por exemplo, quando ocorre recall de um produto, por mais que seja feito algo para minimizar o impacto causado, a confiança que o consumidor inseria sobre a empresa dificilmente permanecerá igual.
Por possuírem grandes responsabilidades as atitudes dos líderes são avaliadas e seguidas por seus funcionários. Por isso para gerar confiança é necessário seguir alguns princípios: ser ético seguindo as regras estabelecidas pela organização, transparente mostrando suas ações e intenções, e justo reconhecendo e tomando as decisões de forma equilibrada.
Para premiar as melhores empresas, existe o Prêmio “Marcas de Confiança” organizado pela revista Seleções. Em 2011 as empresas foram premiadas por suas categorias, e também a “Marca mais responsável socialmente” em que ganhou a Natura, “Marca mais confiável do Brasil” com a Nestlé e as “Personalidades” e “Categorias especiais” com destaque para Redes Sociais que entrou no prêmio em 2010.
Pela terceira vez a Porto Seguro participou e ganhou na categoria “Companhia de Seguro”, e em 2010 fez um vídeo mostrando o motivo de merecer esse prêmio.
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