sábado, 25 de agosto de 2012

Liderança na implantação de Programas de Ética


Muito já foi dito aqui da importância do papel desempenhado pelos líderes no apoio às ações de comunicação interna, mas como isso tudo é, de fato, colocado em prática?
Os Programas de Ética são bons exemplos de como a relação de parceria estabelecida entre a liderança e a área de comunicação interna pode provocar profundas mudanças dentro da organização.
Cada vez mais comuns nas empresas, estes Programas demandam das áreas de comunicação um grande conhecimento sobre fluxos internos, processos, princípios organizacionais, crenças e modelos de gestão. A tal da cultura organizacional.
Uma vez identificada e compreendida, é necessário um grande esforço por parte destes profissionais no sentido de reforçar os valores da organização ou até mesmo de reeducar as percepções dos funcionários sobre alguns hábitos já arraigados, por meio de um processo de “ressignificação”.
Este processo, porém, é demorado e complexo, já que deve abarcar toda a organização, de diretores a funcionários do chão de fábrica, continuadamente. Por que, então, a alta gestão especificamente, é peça fundamental para o sucesso destes Programas?
Os líderes desempenham importante função na construção e disseminação de crenças e valores da organização, representando um referencial para toda a sua equipe. Se a melhor maneira de ensinar é pelo exemplo, parece óbvio que os desvios de conduta possam ser justificados e reproduzidos pelos funcionários sem qualquer tipo de punição quando determinadas atitudes são comumente repetidas por seus superiores. Afinal, se meu gestor adquire seus bens materiais com a verba destinada ao departamento eu também posso, certo?


Cabe, portanto, à área de comunicação interna tornar a liderança mais receptiva e motivada para refletir sobre as mudanças propostas pelo Programa de Ética, assegurando seu comprometimento por meio de reuniões, palestras com especialistas e análise das crises já enfrentadas.
Os líderes devem ser conscientizados sobre seu papel durante este processo, compreendendo o impacto que o Programa terá em toda a organização. É importante também apresentar-lhes uma visão estratégica do Programa de Ética no que diz respeito aos investimentos financeiros e não financeiros (ganhos de imagem e reputação).
Devidamente engajada, a alta gestão pode contribuir em todas as etapas do Programa, desde sua divulgação; informando e mobilizando os funcionários; até a aplicação das diretrizes nas atividades cotidianas, na condução de projetos, na correção das ações e no feedback aos  empregados.
Seja em Programas de Ética, mudança de posicionamento ou entrada de novos dirigentes; ou seja, em situações em que a reputação e os valores da organização estão diretamente envolvidos, a colaboração entre a área de comunicação interna e a liderança da empresa torna-se imprescindível. Experiências como essas, apesar de delicadas, podem se relevar extremamente enriquecedoras, desde que corretamente geridas por essa “parceria”.

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