O líder de uma organização deve estar preparado para falar com a
imprensa, independente da circunstância, seja para uma entrevista ou em meio há
uma crise...E o que acontece quando ele é pego de surpresa? O trecho do filme “As
loucuras de Dick e Jane” é um bom exemplo do que não se fazer!
Para evitar esse tipo de situação o líder precisa saber
como se comportar, o que falar, e principalmente como falar, pois tudo será
analisado pelo jornalista e qualquer deslize pode virar notícia. É nesse
momento que a comunicação interna da empresa deve agir, ela deve promover media training para liderança
constantemente, e acompanhar de perto o desenvolvimento de seus líderes.
Mas afinal o que é media
training? É um treinamento específico, realizado com profissionais da área,
muitas vezes jornalistas, que auxilia na preparação de diversas situações, para
que saibam o que fazer e como agir diante de diferentes veículos.
Qualquer deslize diante de uma entrevista pode virar uma
matéria negativa para a empresa, por isso é tão importante que seus
comunicadores estejam atentos e ajudem o líder a se preparar, pois seus atos
podem interferir em toda a organização. Para evitar constrangimentos existem
algumas “regras” comportamentais a serem seguidas:
- Nunca vá para uma entrevista despreparado, saiba ao menos qual será o assunto e estude sobre ele.
- Saiba o que está acontecendo no mundo e, principalmente, no mercado em que sua empresa está inserida.
- Tome cuidado com as palavras, pois elas podem ser mal interpretadas pelo jornalista.
- Esteja bem vestido, você não deve ir a uma entrevista, principalmente se for televisionada, com cores fortes e decotes.
- Desligue o celular.
- Saiba dialogar e ouça tudo com muita atenção.
- E de forma alguma fale mais do que deve, responda diretamente as perguntas feitas pelo jornalista e evite se alongar nas respostas.
Essas são algumas das várias regras a existentes, é claro
que depende do tipo de veículo e da entrevista que será feita, se é ao vivo ou
não, se é para rádio, televisão ou veículo impresso. Nesses casos cabe a
comunicação interna uma prévia orientação, pois o entrevistado também transmite
a imagem da organização, e pode gerar ou não credibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário