sábado, 1 de setembro de 2012

Media Training para Liderança

O líder de uma organização deve estar preparado para falar com a imprensa, independente da circunstância, seja para uma entrevista ou em meio há uma crise...E o que acontece quando ele é pego de surpresa? O trecho do filme “As loucuras de Dick e Jane” é um bom exemplo do que não se fazer!



Para evitar esse tipo de situação o líder precisa saber como se comportar, o que falar, e principalmente como falar, pois tudo será analisado pelo jornalista e qualquer deslize pode virar notícia. É nesse momento que a comunicação interna da empresa deve agir, ela deve promover media training para liderança constantemente, e acompanhar de perto o desenvolvimento de seus líderes.

Mas afinal o que é media training? É um treinamento específico, realizado com profissionais da área, muitas vezes jornalistas, que auxilia na preparação de diversas situações, para que saibam o que fazer e como agir diante de diferentes veículos.

Qualquer deslize diante de uma entrevista pode virar uma matéria negativa para a empresa, por isso é tão importante que seus comunicadores estejam atentos e ajudem o líder a se preparar, pois seus atos podem interferir em toda a organização. Para evitar constrangimentos existem algumas “regras” comportamentais a serem seguidas:

  • Nunca vá para uma entrevista despreparado, saiba ao menos qual será o assunto e estude sobre ele.
  • Saiba o que está acontecendo no mundo e, principalmente, no mercado em que sua empresa está inserida.
  • Tome cuidado com as palavras, pois elas podem ser mal interpretadas pelo jornalista.
  • Esteja bem vestido, você não deve ir a uma entrevista, principalmente se for televisionada, com cores fortes e decotes.
  • Desligue o celular.
  • Saiba dialogar e ouça tudo com muita atenção.
  • E de forma alguma fale mais do que deve, responda diretamente as perguntas feitas pelo jornalista e evite se alongar nas respostas. 
Essas são algumas das várias regras a existentes, é claro que depende do tipo de veículo e da entrevista que será feita, se é ao vivo ou não, se é para rádio, televisão ou veículo impresso. Nesses casos cabe a comunicação interna uma prévia orientação, pois o entrevistado também transmite a imagem da organização, e pode gerar ou não credibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário