sábado, 26 de maio de 2012

Programa de liderança: transformando líderes em bons comunicadores


No post anterior falamos sobre o papel da área de comunicação no auxílio à liderança em momentos de crise. Pensando no contrário, como, em uma relação de mão-dupla, a alta gestão pode vir a colaborar com a área de comunicação interna? Qual a importância de se manter um relacionamento de parceria com os líderes da organização?
Pesquisas indicam que grande parte dos funcionários considera seus gestores a principal fonte de informação sobre a organização, relegando os canais oficiais a segundo plano.
Levando esse dado em consideração, fica claro o importante papel desempenhado pelo líder quando o assunto é transmitir o sentimento de credibilidade e confiança. Tornar o gestor um parceiro da comunicação interna por meio do desenvolvimento de um programa de liderança, portanto, é fundamental para que o discurso da organização seja disseminado e os boatos e crises internas, evitados.
A atuação do líder como comunicador, porém, não se restringe ao mero repasse de informações, estendendo-se à responsabilidade de transformá-las em conhecimento, gerando, assim, comprometimento por parte dos colaboradores e resultados positivos para a organização. 
Para tanto, o programa de liderança deve estar profundamente alinhado aos princípios organizacionais, à estratégia de negócio da empresa e aos resultados que esta almeja alcançar, sendo planejado de maneira a simplificar a vida dos líderes - pode-se pensar em adaptar ferramentas e elaborar materiais mais objetivos, por exemplo -, já que estes dispõe de pouco tempo livre.
Em primeira instância, é necessário que a área de comunicação interna treine os gestores, atentando-os para o efeito de suas falas e atitudes sobre os funcionários, incentivando o seu envolvimento no processo de comunicação e orientando-os a ouvir os funcionários e a manter um diálogo constante, especialmente em períodos de crise.
Os líderes, por sua vez, devem estar cientes da importância de seu papel no processo de comunicação interna, estabelecendo uma relação bilateral com seus funcionários e mostrando-se verdadeiramente dispostos a ouvi-los e compreendê-los. Nesse sentido, cabe ao profissional de Relações Públicas conscientizar os gestores sobre os resultados que a comunicação interpessoal pode trazer, incentivando-os a caminhar por entre as baias ao invés de simplesmente enviar e-mails cordiais.
A comunicação de liderança é, de fato, muito complexa, pois lida com indivíduos extremamente atarefados, que trabalham sob constante pressão e são elementos-chave na disseminação do discurso da empresa. Entretanto, estabelecer e manter uma relação de parceria entre os líderes e a comunicação interna permite o surgimento de um ambiente organizacional mais agradável e menos suscetível a crises, funcionários mais engajados e, consequentemente, mais comprometidos com os resultados e o sucesso da organização.

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