No
post anterior falamos sobre o papel da área de comunicação no auxílio à
liderança em momentos de crise. Pensando no contrário, como, em uma relação de
mão-dupla, a alta gestão pode vir a colaborar com a área de comunicação
interna? Qual a importância de se manter um relacionamento de parceria com os
líderes da organização?
Pesquisas
indicam que grande parte dos funcionários considera seus gestores a principal
fonte de informação sobre a organização, relegando os canais oficiais a segundo
plano.
Levando
esse dado em consideração, fica claro o importante papel desempenhado pelo
líder quando o assunto é transmitir o sentimento de credibilidade e confiança.
Tornar o gestor um parceiro da comunicação interna por meio do desenvolvimento
de um programa de liderança, portanto, é fundamental para que o discurso da
organização seja disseminado e os boatos e crises internas, evitados.
A
atuação do líder como comunicador, porém, não se restringe ao mero repasse de
informações, estendendo-se à responsabilidade de transformá-las em
conhecimento, gerando, assim, comprometimento por parte dos colaboradores e
resultados positivos para a organização.
Para
tanto, o programa de liderança deve estar profundamente alinhado aos princípios
organizacionais, à estratégia de negócio da empresa e aos resultados que esta
almeja alcançar, sendo planejado de maneira a simplificar a vida dos líderes - pode-se
pensar em adaptar ferramentas e elaborar materiais mais objetivos, por exemplo
-, já que estes dispõe de pouco tempo livre.
Em
primeira instância, é necessário que a área de comunicação interna treine os
gestores, atentando-os para o efeito de suas falas e atitudes sobre os
funcionários, incentivando o seu envolvimento no processo de comunicação e
orientando-os a ouvir os funcionários e a manter um diálogo constante,
especialmente em períodos de crise.
Os
líderes, por sua vez, devem estar cientes da importância de seu papel no
processo de comunicação interna, estabelecendo uma relação bilateral com seus
funcionários e mostrando-se verdadeiramente dispostos a ouvi-los e
compreendê-los. Nesse sentido, cabe ao profissional de Relações Públicas conscientizar
os gestores sobre os resultados que a comunicação interpessoal pode trazer,
incentivando-os a caminhar por entre as baias ao invés de simplesmente enviar
e-mails cordiais.
A
comunicação de liderança é, de fato, muito complexa, pois lida com indivíduos
extremamente atarefados, que trabalham sob constante pressão e são
elementos-chave na disseminação do discurso da empresa. Entretanto, estabelecer
e manter uma relação de parceria entre os líderes e a comunicação interna
permite o surgimento de um ambiente organizacional mais agradável e menos
suscetível a crises, funcionários mais engajados e, consequentemente, mais
comprometidos com os resultados e o sucesso da organização.
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