sábado, 9 de junho de 2012

Pessoas são diferentes, aceite isso


Como líder, é sua função entender como seu grupo de liderados funciona. É sua função também, descobrir um meio de se comunicar com eles. Façamos o seguinte, imaginemos que seu grupo de liderados é composto por dez, quinze pessoas. Você é o Gerente de Marketing.
A área de marketing costuma ser uma área competitiva, cheia de metas a serem alcançadas a todo momento. As pessoas trabalham sob pressão constante e precisam de um líder resiliente – flexível, mas enérgico e assertivo, que os guiem da melhor maneira possível.
Para isso, como dissemos no começo desse artigo, é preciso conhecer seus grupo e saber como ele age coletiva e individualmente falando. O titulo desse post pode até parecer óbvio demais, afinal todos sabemos que somos diferentes uns dos outros, mas será que percebemos isso dentro de uma organização? Será que os gestores e lideres em geral sabem diferenciar um funcionário que prefere trabalhar individualmente em alguns momentos de um extremamente oportunista e centralizador?

Voando Solo
Uma das práticas mais comuns nas empresas é o brainstorming. Reúnem-se trinta pessoas dentro de uma sala para que pensem juntos em uma solução, em um novo produto, um novo slogan ou uma estratégia arrebatadora de vendas. Funciona? Na maior parte das vezes. Mas se você repara que um de seus melhores funcionários se sente sufocado e incomodado com a situação, o que você faz?
O fato é que algumas pessoas simplesmente funcionam melhor sozinhas. Não que elas farão todo o trabalho sozinhas, centralizando o fluxo e atrapalhando o andamento das coisas. Elas apenas pensam e produzem melhor o que lhes é dado como tarefa quando estão sozinhos. E para esses profissionais, a realidade não tem sido muito fácil. Os layouts dos escritórios tem cada vez mais o conceito de “colaborativo”. Segundo um artigo da Revista Wired de abril de 2012, 30 anos atrás, as companhias reservavam, em media, 45 m2 por funcionário. Hoje em dia, esse número caiu para menos de 18 m2. Não é como nas redes sociais em que ele pode ou não entrar. Nesses novos modelos de escritório, ele é obrigado a compartilhar tudo com todos. Mas, no fundo, você sabe que esse funcionário poderia render ainda mais, não é?
O brainstorming como o conhecemos,  para os introvertidos não é muito vantajoso. Nele, o mais extrovertido e articulado tem a tendência de ser a opinião que vence, não deixando espaço para que outras ideias surjam. Segundo Clive Thompson para a mesma Revista Wired de abril de 2012, o que funcionaria da melhor maneira seria “uma colaboração virtual, com os membros da equipe pensando individualmente, na privacidade, antes de juntarem todas as ideias. Pesquisadores descobriram que grupos que trabalharam dessa forma,  geraram ideias mais consistentes e resolveram os problemas de maneira mais ágil*”.
Segundo Clive ainda, para se ter o melhor das pessoas, é preciso fazer com que trabalhem individualmente primeiro, para depois interagirem com outras ideias já formadas.

Ouça, entenda e responda
Dessa maneira, existem dois cenários possíveis. Ou você compreende que as pessoas são, de fato, diferentes e por isso precisam de espaço para trabalharem da maneira como acharem mais confortável ou você terá um grupo de funcionários apáticos.
Veja bem, não estamos dizendo que você deva distinguir cada funcionário e tratá-los com indiferenças ou que deverá deixá-los fazerem o que bem entenderem. Apenas dizendo que você deveria pensar: “ se eu deixá-lo trabalhar individualmente nessa etapa, seu rendimento será muito melhor, beneficiando todo o processo”. E comunique isso aos seus liderados, envolva-os  e pergunte o que eles preferem. A comunicação face a face é uma ferramenta essencial nesse momento. Mantenha-se firme, mas ouça-os e entenda seus papeis. Como dizem os americanos, calce os sapatos dos seus funcionários e ofereça a eles opções.
Segundo Max McKeown, para um artigo da Management Issues de fevereiro de 2007, “Cerca de um terço das pessoas acham que eles podem mudar a situação (seja de dentro ou de fora) e não é culpa deles, mas dois terços tendem a se tornar indiferentes quando confrontados com a evidência de que o esforço é inútil*”. Portanto, a sua tarefa como líder, é mostrar aos seus liderados que o esforço vale a pena e que as coisas podem ser melhores - tanto coletiva quanto individualmente. É estabelecer a comunicação face a face, que é sustentada pelo diálogo – que motiva, une e reconhece. Uma via de mão dupla onde todos que falam devem fazê-lo de forma correta e principalmente estarem dispostos a ouvir os outros.



*Tradução Livre

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