sábado, 24 de março de 2012

Liderança e Comunicação Interna: uma introdução ao tema




Segundo o dicionário, líder é aquele que guia, que chefia. Diz ainda que é um tipo representativo de um grupo. Ou seja, cabe a ele representar um determinado grupo em situações específicas ao mesmo tempo que os guia e os orienta, tomando decisões. O líder é a imagem e semelhança de uma empresa, principalmente para o público interno.

Não é de se espantar que as percepções do público interno influenciem as percepções de outros públicos. Se você se espantou, precisa ler mais sobre comunicação interna.

O público interno, além de ser parte do rol de colaboradores que prestam serviços e contribuem para o crescimento da empresa, ou seja, que fazem a roda girar, é também um dos pontos de contato com o mundo lá fora. Não se iluda que seu colaborador vai manter o “o que acontece aqui fica aqui”. Para ele, é quase que inevitável, ao final do dia, comentar com alguém uma situação que tenha acontecido durante um dia de trabalho.

Por isso, informá-lo e engajá-lo de forma coerente e direcionada faz toda a diferença quando, em vez de levar uma mensagem errônea da corporação que trabalha, ele pode levar uma imagem clara e estruturada do que vê, ouve e sente durante seu trabalho.

As empresas são compostas por seres humanos. Por pessoas que, todos os dias, despendem boa parte de seu tempo para se dedicar a uma prática imposta pela empresa para qual trabalha. Como engajá-los para que continuem focados e motivados? Para se sentirem parte importante do todo que movimenta a empresa?

Quem melhor para exaltar as competências dos grupos de colaboradores do que a maior voz dentro da empresa? Os símbolos da companhia são os líderes. Sejam eles gerentes, diretores ou o presidente. Eles são constantemente observados por seus liderados com uma perspicácia sensorial muito apurada. E a partir deles vêm as ordens e as metas a serem alcançadas.

Por essa razão, os líderes são os grandes protagonistas da comunicação interna, pois são eles os responsáveis por ajudar o entendimento de como as atividades de seus colaboradores se encaixam na estratégia da empresa. Os agentes de comunicação devem guiar os líderes da companhia a se comunicarem de forma clara e eficaz, criando um ambiente propício ao engajamento. No preenchimento dessa ação, se encaixam as outras diversas ferramentas e veículos de comunicação interna, mas a base, o pilar de sustentação de todas as ações é o líder como ponto de convergência do discurso organizacional.

No artigo de 2008 para a Revista Eletrônica Latu Sensu, Luiz Lara e Santo Capelari dizem:

“Nessas organizações, os líderes se caracterizam como projetistas, tornando-se responsáveis por solidificar organizações nas quais as pessoas expandem continuamente suas capacidades, competências e habilidades, tornando-se capazes de compreender as  complexidades organizacionais, esclarecer visões e aperfeiçoar modelos mentais.“

Portanto, a área de comunicação interna deve compreender quais são as necessidades de seus públicos e fazer a ponte entre o líder e o público interno. Aproximando as duas pontas da organização em todos os níveis.

Escolhemos como nosso primeiro post no Prezados Líderes, falar sobre o papel de um líder na comunicação interna. Da importância de alinhar o discurso entre ele e os profissionais de comunicação corporativa. Essa é a introdução básica do que será explorado nos próximos posts. Entendendo o papel de cada um, líder e comunicação interna, poderemos, então, traçar uma reflexão mais profunda e continuada sobre essa relação entre ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário