Segundo o
dicionário, líder é aquele que guia, que chefia. Diz ainda que é um tipo
representativo de um grupo. Ou seja, cabe a ele representar um determinado grupo
em situações específicas ao mesmo tempo que os guia e os orienta, tomando
decisões. O líder é a imagem e semelhança de uma empresa, principalmente para o
público interno.
Não é de se
espantar que as percepções do público interno influenciem as percepções de
outros públicos. Se você se espantou, precisa ler mais sobre comunicação
interna.
O público interno,
além de ser parte do rol de colaboradores que prestam serviços e contribuem
para o crescimento da empresa, ou seja, que fazem a roda girar, é também um dos
pontos de contato com o mundo lá fora. Não se iluda que seu colaborador vai
manter o “o que acontece aqui fica aqui”. Para ele, é quase que inevitável, ao
final do dia, comentar com alguém uma situação que tenha acontecido durante um
dia de trabalho.
Por isso,
informá-lo e engajá-lo de forma coerente e direcionada faz toda a diferença
quando, em vez de levar uma mensagem errônea da corporação que trabalha, ele
pode levar uma imagem clara e estruturada do que vê, ouve e sente durante seu
trabalho.
As empresas são
compostas por seres humanos. Por pessoas que, todos os dias, despendem boa
parte de seu tempo para se dedicar a uma prática imposta pela empresa para qual
trabalha. Como engajá-los para que continuem focados e motivados? Para se
sentirem parte importante do todo que movimenta a empresa?
Quem melhor para
exaltar as competências dos grupos de colaboradores do que a maior voz dentro
da empresa? Os símbolos da companhia são os líderes. Sejam eles gerentes,
diretores ou o presidente. Eles são constantemente observados por seus
liderados com uma perspicácia sensorial muito apurada. E a partir deles vêm as
ordens e as metas a serem alcançadas.
Por essa razão, os
líderes são os grandes protagonistas da comunicação interna, pois são eles os
responsáveis por ajudar o entendimento de como as atividades de seus
colaboradores se encaixam na estratégia da empresa. Os agentes de comunicação
devem guiar os líderes da companhia a se comunicarem de forma clara e eficaz,
criando um ambiente propício ao engajamento. No preenchimento dessa ação, se
encaixam as outras diversas ferramentas e veículos de comunicação interna, mas
a base, o pilar de sustentação de todas as ações é o líder como ponto de
convergência do discurso organizacional.
No artigo de 2008
para a Revista Eletrônica Latu Sensu, Luiz Lara e Santo Capelari dizem:
“Nessas
organizações, os líderes se caracterizam como projetistas, tornando-se
responsáveis por solidificar organizações nas quais as pessoas expandem
continuamente suas capacidades, competências e habilidades, tornando-se capazes
de compreender as complexidades
organizacionais, esclarecer visões e aperfeiçoar modelos mentais.“
Portanto, a área
de comunicação interna deve compreender quais são as necessidades de seus
públicos e fazer a ponte entre o líder e o público interno. Aproximando as duas
pontas da organização em todos os níveis.
Escolhemos como
nosso primeiro post no Prezados Líderes, falar sobre o papel de um líder na
comunicação interna. Da importância de alinhar o discurso entre ele e os
profissionais de comunicação corporativa. Essa é a introdução básica do que
será explorado nos próximos posts. Entendendo o papel de cada um, líder e
comunicação interna, poderemos, então, traçar uma reflexão mais profunda e
continuada sobre essa relação entre ambos.
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